Gestão dos riscos psicossociais da NR1

Você sabia que maio de 2026 é o prazo para que todas as Empresas procedamo levantamento dos riscos psicossociais, de acordo com a NR1? 

 

Em agosto/2024, a Norma Regulamentadora 1- NR1, teve a adição dos fatores psicossociais, riscos à saúde mental dos trabalhadores, com objetivo de que as empresas identifiquem, relacionem e gerenciem estes riscos, mitigando os seus impactos.

 

Essas novas disposições afetam todas as empresas, a aplicação da lei e eventuais penalidades podem variar conforme o porte e o segmento, mas a obrigação de demonstrar ações e esforços para implantar um processo é comum a todos. 

 

O ponto principal a destacar é a importância de criar um processo simples, objetivo e efetivo, que comprove o compromisso da Empresa em gerenciar esses riscos.

 

 

A Gallus conta com uma metodologia própria e ágil para implantação deste processo, de modo eficaz. Empresários e executivos, falem com a Gallus e surpreendam-se com nossa proposta para atender a NR1! 

 

Na prática a saúde mental dos colaborados impacta diretamente a produtividade, eleva custos, reduz retorno, compromete o crescimento! Os riscos mentais são reais, a sobrecarga de trabalho; jornadas longas; pressão por metas, assédio moral ou sexual; falta de apoio; entre outros aspectos. 

 

 

 

 

 

 

 

A partir de 26 de maio de 2026, as empresas brasileiras terão que seguir novas regras para cuidar da saúde mental (Riscos Psicossociais) dos seus funcionários.

Isso significa que as empresas precisam identificar e controlar fatores que possam prejudicar a saúde mental dos trabalhadores, como: Sobrecarga de trabalho; Jornadas longas; Assédio moral ou sexual; Falta de apoio e Pressão por metas impossíveis. As empresas devem avaliar esses riscos e em seguida, devem tomar medidas para melhorar o ambiente de trabalho, tornando-o mais saudável e seguro.